Avaliar a possível causa e tratar é mais resolutivo do que tratar o sintoma.



CREFITO 4-30.565F


Olá! Seja bem-vindo!

Eu sou Ana Paula Maia Lima, Fisioterapeuta! Docente de cursos de graduação, pós-graduação e tutora profissional.

Uma amante da minha profissão e sempre dedicada e comprometida com a qualidade e excelência de atendimento àqueles que buscam a minha ajuda.

A Fisioterapia é uma ciência da área da saúde que busca estudar, tratar, prevenir e reabilitar distúrbios cinesiológico-funcionais do ser humano em sua globalidade.

Desde o início de minha formação, fiquei curiosa em entender mais sobre abordagem global do corpo, uma vez que a formação básica abordava partes do corpo e o tratamento dos sintomas de um diagnóstico de modelo médico. 

Aos poucos, fui observando que isso não trazia resultados satisfatórios. Fui em busca de mais estudos e informações. E durante todo esse tempo, fui agregando e construindo meu conhecimento baseado em evidências científicas. Já são 22 anos de formação.

Entender a individualidade de cada paciente, respeitando suas histórias de vida, é o diferencial no processo. E eu primo por isso!

Por exemplo, 10 pessoas com mesmo diagnóstico (lombalgia, incontinência urinária, etc.) podem ter raciocínios clínicos para reabilitação completamente diferentes!

A terapia manual, que utiliza recursos manuais para uma abordagem terapêutica do corpo e suas disfunções, é meu objeto de trabalho.

Essa terapia está fundamentada num conhecimento profundo de anatomia e fisiologia humana, que permite o reequilíbrio das funções do organismo e do funcionamento do corpo como uma unidade, em que tudo está interligado. Como todos os sistemas interagem entre si para que o tratamento tenha o efeito esperado, é necessário que eles estejam em equilíbrio.

A manutenção desse equilíbrio se completa com a manutenção do movimento, aliada à qualidade da alimentação e mudança de hábitos, pois, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde é definida como o estado de completo bem-estar físico, mental e social, ou seja, o conceito de saúde transcende à ausência de doenças e afecções.